Carregando, aguarde...
Héctor Luis Saint Pierre

O Professor Héctor St-Pierre é Graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Possui mestrado em Lógica, Epistemologia e Filosofia da Ciência e doutorado em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Pós-doutor pela Universidad Autónoma de México, México e tese de Livre Docência na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Brasil.

É Professor Adjunto de graduação e pós-graduação no curso de História e de Relações Internacionais da UNESP, Campus de Franca, São Paulo, Professor Adjunto da pós-graduação de Relações Internacionais do Programa Inter-institucional (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) San Tiago Dantas. É pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) no Brasil e atua como assessor em várias organizações científicas nacionais (CNPq, CAPES, FAPESP) e estrangeiras (CONICET/ Argentina).

Fundou e coordena o Grupo de Estudos da Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e dirige o Centro de Estudos Latino Americanos (CELA), ambos da UNESP. É responsável pelo Observatorio Suramericano de Defensa y Fuerzas Armadas. Membro da diretoria da Red de Segurança y Defensa de América Latina (RESDAL). Coordenador do Grupo Cone Sul (Argentina/Brasil/Chile/Uruguai) do projeto Ibero-americano La Administración de la Defensa como Política Pública en Iberoamérica (ADEFAL) sediado em Madrid.

Coordenou o GT “Forças Armadas, Estado e Sociedade” na Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), foi co-chair da Seção “Defense, Democracy & Civil-Military Relations” da Latin American Studies Association. Atua como membro da Junta Acadêmica ad hoc do Inter-American Defense College (OEA).

Possui diversos livros, capítulos de livro e artigos publicados.

VOLTAR